Ensaio crítico enquanto a territorialidade da Nação Ofaié
Ensaio
crítico enquanto a territorialidade da Nação Ofaié
O povo indígena Ofaié,
famoso por conta de sua pesca e caça, é sem dúvidas dos inúmeros tesouros do
Mato Grosso do Sul, antiga capitania de Mato Grosso. Nela podemos perceber
algum resquício da Nação Ofaié, que ao contrário do que se pensa, os povos
indígenas têm sua própria organização social, espacial e cultural, transcende o
conceito da palavra “índio”
Dutra (2004) elenca que:
Na
verdade, estes povos aprenderam que eram índios no contato com as frentes
desbravadoras da sociedade nacional. Porque, entre si eles sempre se
reconheceram, e depois foram reconhecidos pela sociedade que os envolveu [...].
(DUTRA, 2004, p 111.)
Logo não podemos
generalizar os povos indígenas, já que são extremamente distinguidos um dos
outros, cada etnia tem sua própria forma e conduta de vida, e expressa sua
cultura da melhor forma que convém, exerce seu poder territorial de acordo com
suas crenças e peculiaridades.
Segundo Dutra (2004) o território
é um habitat exclusivo a um grupo
humano, a comunidade indígena detém poderes sobre a terra em que está inserida.
Logo produz autoridade sobre tal espaço e goza do direito de transformar tal
delimitação de acordo com sua vontade.
Quando discutimos questões
territoriais, o conceito de nação é de extrema importância, já que é tal
conceito está vinculado a questão espacial, a
grosso modo “nação” é uma sociedade de pessoas com cultura e pensamentos
semelhantes, produzindo sua identidade em determinado solo, dessa forma o “ homem
branco” não compartilha a mesma visão das tribos indígenas, não as reconhecendo
como nação,
Dutra (2004), elenca;
[...] nação Ofaié esteve durante todo o tempo
e trajetória, justamente na sua condição de ser pequena, de estar formada por
pequenos grupos. Contrariando uma história que tem sido decidida pelo poder
econômico, e sob a capa da chamada lei da dominância cultural,
esses caçadores e coletores podem ter dito ao longo dos anos, durante o desterramento
exógeno provocado, sobretudo, pelos não indígenas, que eles eram capazes. (DUTRA,
2004, p 11.)
Segundo Dutra (2004), funcionários do SPI (Serviço de
proteção ao Índio) reforça esse entendimento: ao delimitar o território de perambulação
desses indígenas a uma área circunscrita, o Estado mantém vivo a ideia de
que a nação Ofaié estava em todos os recantos e ao mesmo tempo em lugar algum.
O povo Ofaié é característico por conta da sua
migração, já que se desloca em busca de suas necessidades, tais migrações beneficiam
a criação de uma nova conduta, segundo Dutra (2004) tal dispersão, gerou para
os Ofaié, drástica redução na área de caça, pesca e coleta; enfim, reduziu-lhe
o horizonte.
Por conta de deslocamento, cabe ao povo Ofaié se adaptar
ao seu novo território, criando novos usos e costumes, a fim desenvolver-se no ambiente.
A comunidade indígena não perde sua identidade cultural quando migra, porém, a
cada mudança espacial, é notório algumas transformações culturais.
Campo Grande - MS, 06 de dezembro de 2018.
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