Ensaio crítico enquanto a territorialidade da Nação Ofaié


Ensaio crítico enquanto a territorialidade da Nação Ofaié

O povo indígena Ofaié, famoso por conta de sua pesca e caça, é sem dúvidas dos inúmeros tesouros do Mato Grosso do Sul, antiga capitania de Mato Grosso. Nela podemos perceber algum resquício da Nação Ofaié, que ao contrário do que se pensa, os povos indígenas têm sua própria organização social, espacial e cultural, transcende o conceito da palavra “índio”
Dutra (2004) elenca que:

Na verdade, estes povos aprenderam que eram índios no contato com as frentes desbravadoras da sociedade nacional. Porque, entre si eles sempre se reconheceram, e depois foram reconhecidos pela sociedade que os envolveu [...]. (DUTRA, 2004, p 111.)

Logo não podemos generalizar os povos indígenas, já que são extremamente distinguidos um dos outros, cada etnia tem sua própria forma e conduta de vida, e expressa sua cultura da melhor forma que convém, exerce seu poder territorial de acordo com suas crenças e peculiaridades.
Segundo Dutra (2004) o território é um habitat exclusivo a um grupo humano, a comunidade indígena detém poderes sobre a terra em que está inserida. Logo produz autoridade sobre tal espaço e goza do direito de transformar tal delimitação de acordo com sua vontade.
Quando discutimos questões territoriais, o conceito de nação é de extrema importância, já que é tal conceito está vinculado a questão espacial, a grosso modo “nação” é uma sociedade de pessoas com cultura e pensamentos semelhantes, produzindo sua identidade em determinado solo, dessa forma o “ homem branco” não compartilha a mesma visão das tribos indígenas, não as reconhecendo como nação,
 Dutra (2004), elenca;

[...] nação Ofaié esteve durante todo o tempo e trajetória, justamente na sua condição de ser pequena, de estar formada por pequenos grupos. Contrariando uma história que tem sido decidida pelo poder econômico, e sob a capa da chamada lei da dominância cultural, esses caçadores e coletores podem ter dito ao longo dos anos, durante o desterramento exógeno provocado, sobretudo, pelos não indígenas, que eles eram capazes. (DUTRA, 2004, p 11.)

Segundo Dutra (2004), funcionários do SPI (Serviço de proteção ao Índio) reforça esse entendimento: ao delimitar o território de perambulação desses indígenas a uma área circunscrita, o Estado mantém vivo a ideia de que a nação Ofaié estava em todos os recantos e ao mesmo tempo em lugar algum.
O povo Ofaié é característico por conta da sua migração, já que se desloca em busca de suas necessidades, tais migrações beneficiam a criação de uma nova conduta, segundo Dutra (2004) tal dispersão, gerou para os Ofaié, drástica redução na área de caça, pesca e coleta; enfim, reduziu-lhe o horizonte.
Por conta de deslocamento, cabe ao povo Ofaié se adaptar ao seu novo território, criando novos usos e costumes, a fim desenvolver-se no ambiente. A comunidade indígena não perde sua identidade cultural quando migra, porém, a cada mudança espacial, é notório algumas transformações culturais.

Campo Grande - MS, 06 de dezembro de 2018.

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